História

Dr. João Lage com o filho LafayetteO Dr. João Lage nasceu em Santos – SP a 3 de dezembro de 1920. Formou-se médico no HCFMUSP em 1944. Idealizou a Placa de Lage para fraturas do fêmur em 1952 e a prótese de Lage para fraturas do colo do fêmur em 1956, implantes que ajudaram a salvar inúmeras vidas de idosos.

Em 1985, idealizou uma técnica salvadora para os quadris malformados de jovens e adultos jovens denominada Neoteto Pediculado de Lage-Napoli, que vem sendo utilizada até hoje.

Casou-se com Lourdes Verderami, com quem teve cinco filhos, sendo quatro médicos, todos com residência médica no Hospital das Clínicas.

A Clínica Lage foi fundada em 1989 pelos quatro irmãos médicos: Lélia (Neurofisiologista), Laís (Reumatologista), Luiz Antonio e Lafayette (Ortopedistas).

Dr. João faleceu a 25 de julho de 2001, aos 80 anos, dois meses depois de realizar sua última Artroplastia de Quadril numa paciente de 82 anos de idade com fratura do colo do fêmur.

O vídeo apresentado abaixo registra essa cirurgia.


Atenção: este vídeo contém cenas de cirurgia a partir dos 4m30s. Se você se impressiona com imagens dessa natureza, não assista.

Link alternativo: http://youtu.be/rHSkUAb4gNA


Citação:

Busto do Dr. João Lage

O primeiro residente em Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, e também do Brasil, foi João de Azevedo Lage. A residência durava um ano, e era proibida para médicos casados. João de Azevedo Lage, cirurgião de grande habilidade, pesquisador, introdutor da artroplastia total do quadril no Brasil, criador de vários tipos de placas para o tratamento em que os pacientes, em sua grande maioria idosos, eram tratados conservadoramente, com extensos aparelhos gessados e enviados aos domicílios, o que os levava em tempo curto a óbito.

Extraído do livro Ortopedia Brasileira: Momentos, Crônicas e Fatos,
Manlio Napoli e Claudio Blanc – SBOT, 2000


A título de curiosidade, publicamos abaixo o impressionante currículo do Dr. João Lage.

 

Nome João de Azevedo Lage
Filiação Comendador Antônio de Azevedo Ferreira Lage e Piedade Carvalho Lage
Nascimento 03 de dezembro de 1920
Naturalidade Santos, SP
Nacionalidade Brasileira
Estado Civil Casado com Da. Lourdes Verderami Lage
CREMESP 1789

FORMAÇÃO INTELECTUAL E PROFISSIONAL

Curso Primário: Ateneu Santista, cidade de Santos
Curso Ginasial: Concluído em 1936 no Ginásio Santista, pertencente aos Irmãos Maristas.
Curso Pré-Médico: Concluído em 1938 no Colégio Universitário, anexo à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Curso Superior: Após classificação em 24º lugar no exame vestibular, matriculou-se na FMUSP, onde concluiu o curso Médico em 1944.

ATIVIDADES COMO ACADÊMICO DE MEDICINA

Estudante Interno da 2º Enfermaria de Mulheres da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Serviço do Prof. Dr. Cantídio de Moura Campos.

Estudante Adido da 3º Enfermaria da Cirurgia de Homens da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Serviço do Prof. Dr. Alípio Correia Netto, no período de agosto de 1943 a janeiro de 1944.

Estudante Efetivo da 3º Enfermaria da Cirurgia de Homens da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Serviço do Prof. Dr. Alípio Correia Netto, durante o ano de 1944.

CURSOS  REALIZADOS COMO ACADÊMICO DE MEDICINA

Curso de:     “Medicina e Cirurgia de Urgência da Faculdade de Medicina da USP”em 1942.
Este curso tinha como finalidade principal preparar médicos e acadêmicos de medicina para Serviços de saúde de guerra.

Curso de:     “Anestesiologia”, ministrado pela Faculdade de Medicina da USP, sob o auspícios  da 2º Região Militar, em 1944.
Como o precedente, este curso tinha idêntica finalidade.

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO APÓS A GRADUAÇÃO:

1956 –     Curso de Fisiologia do Tecido Ósseo, ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Uchoa Cintra.

1951 –     Curso sobre “Readaptação de crianças portadoras de enfermidade motora, promovido pelo Centro Internacional da Infância Paris – Londres, realizado no período de 15 de outubro a 15 de dezembro, inspirado nas resoluções do  Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde, do Fundo Internacional de Socorro à Infância, do Bureau Internacional do Trabalho e da União Internacional de Proteção à criança, e patrocinado pela UNESCO.

1952 –     Médico visitante da Unfallkrankenhaus e da Clínica Lorenz, Serviços do Prof. Lorenz Bohler, em Viena, Áustria  e do Instituto Rizzoli em Bolonha, Itália.

1956 –     Curso de Especialização no tratamento da Poliomielite na fase aguda, promovido pela Associação Médica Brasileira.

1975 –     Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, com 400 horas de duração, ministrado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, em convênio com a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.

1975 –     Freqüentou o 1º Curso de Reciclagem em Ortopedia e Traumatologia da Associação Paulista de Medicina.

TÍTULOS OBTIDOS

1944 –     Colação de grau como Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1947 –     Contratado como Médico Assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, cargo que exerceu por 39 anos, até a aposentadoria compulsória , aos 70 anos de idade, em dezembro de 1990.

1950 –     Eleito Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

1951 –     Contemplado com a Bolsa de Estudos do Centre International de L’Enfance da ONU, para Curso intensivo de 3 meses na Europa, ministrado em Paris e Londres, sobre “Readaptação das crianças defeituosas”.

1951 –     Eleito como um dos 4 Conselheiros dentre os 35 médicos bolsistas da Europa, Américas, África e Ásia, no Curso do Centre Internacional de L’Enfance.

1953 –     Sócio Fundador da Sociedade dos Médicos Internos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1953 –     Certificado como Professor da Escola de Enfermagem da USP.

1953 –     Eleito Membro Titular da Sociedade Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia.

1953 –     Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Associação Paulista de Medicina.

1953 –    Certificado pelo Professor Godoy Moreira como médico assistente com funções didáticas (auxiliar de ensino) na Clinica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
1961 –     Aprovado em 1º lugar no Concurso Público de Ortopedia do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC).

1962 a 1964 –     Contratado como médico assistente do IAPC.

1963 –     Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Associação Médica Brasileira.

1975 –     Aprovado em 1º lugar no concurso para inscrição no Curso de pós-graduação na área de concentração de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo como orientador o Prof. Dr. Flávio Pires de Camargo.

1975 –     Homenageado com placa de prata na Jornada do 30º Aniversário da Residência Médica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, como o primeiro médico residente daquele Departamento.

1975 –     Título de Sócio Fundador da Sociedade dos Ex-Residentes e Estagiários do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo.

1975-     Título de Especialista em Medicina do Trabalho, pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, nos termos do Ministério do Estado do Trabalho e Previdência Social. .

1975 –     Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Podologia.

1982 –     Homenageado com Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento científico da Ortopedia Brasileira e à Sociedade Brasileira de Ortopedia, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Salvador, Bahia, no mês de setembro.

1983 –     Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia emitido pelo Conselho Federal de Medicina e, registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

1983 –     Título de especialista em Fisiatria, emitido pelo Conselho Federal de Medicina e, registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

1990 –     Homenageado com o Diploma de Gratidão pelos relevantes serviços prestados ao Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no mês de novembro.

1989 –     Recebeu Prêmio pelo trabalho científico “Neo teto vascularizado nas displasias e luxações do quadril”, apresentado como Tema Livre no III Congresso Paulista de Ortopedia e Traumatologia.

CARGOS E FUNÇÕES EXERCIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

1945 –     Admitido e contratado como médico adjunto da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, em regime de tempo integral, tendo concluído esta residência 1 ano após a sua admissão.

1946 –     Assistente do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP, substituindo parcialmente os plantões do Dr. Flávio Pires de Camargo.

1947 –     Contratado domo Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, cargo que exerceu até 1957.

1948 –     Nomeado Assistente Extra-Numerário da Faculdade de Medicina da USP.

1948 –     Nomeado Médico Auxiliar da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas, cumulativamente com o cargo de Médico Assistente do Pronto Socorro.

1951 –     Nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo, e por indicação do Prof. Dr. Godoy Moreira, Médico Assistente da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, cargo que ocupou por 39 anos, até a sua aposentadoria compulsória, aos 70 anos de idade, em 1990.

1953 –    Certificado pelo Professor Godoy Moreira como médico assistente com funções didáticas (auxiliar de ensino) na Clinica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1953 –     Nomeado Sub-Chefe do Grupo da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1958 –     Nomeado Supervisor Médico da Oficina Ortopédica da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1958 – 1972 –     Nomeado Chefe de Grupo Clínico, tendo chefiado sucessivamente os diferentes grupos clínicos da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

1972 –     Nomeado Chefe do Grupo de Pesquisa do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

ATIVIDADES DIDÁTICAS

1950 –     Ministrou Curso de Atualização Ortopédica e Traumatológica, para enfermeiras diplomadas, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

1952 –    Aula sobre “Cirurgia dos tendões”, no Curso de Ortopedia e Traumatologia, patrocinado pela Reitoria da Universidade de São Paulo.

1953 –     Colaborou como Professor no Curso de Atualização em Enfermagem Ortopédica e Traumatológica para enfermeiros diplomados da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

1958  1972-     Desempenhou funções didáticas continuamente, como Chefe de Grupo da Clínica Ortopédica e Traumatológica do HCFMUSP, ministrando aulas teóricas, práticas para alunos da FMUSP, médicos internos e residentes; promovendo discussão de casos à beira do leito, e demonstração e supervisão no treino de técnicas cirúrgicas a médicos residentes.

1975 –     Professor convidado no Curso de pós-graduação da FMUSP, na área de Concentração de Ortopedia e Traumatologia: MOT-701 onde ministrou duas aulas sobre lesões intrínsecas do joelho: “Anatomo-Fisiologia do joelho”, e “Lesões ligamentares e capsulares”, e nesta última, relatou os resultados de seu trabalho experimental em joelhos de cães, demonstrando que a ação proteolítica do líquido sinovial destroe as reparações cirúrgicas intra articulares dos ligamentos cruzados do joelho.

1976 –     Professor convidado no Curso pós–graduação da FMUSP, na área de Concentração de Ortopedia e Traumatologia: MOT-715, onde ministrou aula teórica e seminário, sobre “Tuberculose Osteoarticular”- Coxalgia – Quadro clínico e tratamento.

1976 –     Ministrou aula sobre o tema “Luxação Congênita do quadril”, para os médicos residentes e estagiários, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1976 –     Ministrou aula sobre “Cervicobraquialgias”, para os médicos residentes e estagiários do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1977 –     Professor convidado do Curso de Pós-Graduação da FMUSP, na área de Concentração de Ortopedia e Traumatologia: MOT-701 “Lesões intrínsecas do joelho”, onde ministrou a aula sobre: Instabilidades ligamentares.

1977 –     Professor convidado do Curso de Pós-Graduação MOT-701 “Lesões intrínsecas do joelho”, onde ministrou aula sobre: Tratamento das lesões  ligamentares agudas.

1977 –     Professor convidado do Curso de Pós-Graduação da FMUSP, na área de Concentração de Ortopedia e Traumatologia: MOT-701 “Lesões intrínsecas do joelho”, onde ministrou aula sobre: Tratamento das lesões  ligamentares antigas.

1977 –     Aula sobre “Luxação congênita do quadril” no “Curso de pós-graduação” para médicos residentes do Hospital Anchieta S/A.

1978 –     Professor convidado no seminário sobre o “Tratamento de igualação dos membros inferiores nas sequelas de Paralisia Infantil”, no Curso MOT-702 “Sequelas de Paralisia Infantil”, realizado no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1978 –     Aula  intitulada “Luxação Congênita do quadril” do “Curso de Pós-Graduação de Ortopedia e Traumatologia” para médicos residentes do Hospital Anchieta, credenciado em Residência pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

1978 –     Professor convidado do Curso de pós-graduação da FMUSP, na área de Concentração de Ortopedia e Traumatologia: MOT-702: “Seqüelas da paralisia infantil”, onde ministrou aula sobre: “Igualação dos membros inferiores nas seqüelas de paralisia infantil”.

1979 –     Professor convidado para coordenação de Seminários e Discussões de casos apresentados durante o Curso de Pós-Graduação MOT-714, “Tratamento da luxação Congênita do quadril, realizado no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1982 –     Proferiu aula sobre “Afecções cirúrgicas de urgência da mão”, do III Curso de Cirurgia do Paciente não Hospitalizado, promovido pela Divisão de Ensino do Hospital Ana Costa, Santos.

1983 –     Aula  intitulada “Luxação Congênita do quadril” do “Curso de Pós-Graduação de Ortopedia e Traumatologia” para médicos residentes do Hospital Anchieta, credenciado em Residência pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

1985 –     Aula  intitulada “Luxação Congênita do quadril” do “Curso de Pós-Graduação de Ortopedia e Traumatologia” para médicos residentes do Hospital Anchieta.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS I

Palestras e Conferências em Congressos, Simpósios e Jornadas:

1952 –     Conferencista no Curso de Medicina e Cirurgia de Urgência, patrocinado pela Associação Paulista de Medicina.

1961 –     Relator do Tema: “Fratura Supra Condiliana do Úmero” na Reunião Científica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, promovida pela Associação Paulista de Medicina.

1961 –     Participou como relato no Simpósio sobre: “Luxação Congênita do quadril”, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, promovido pela Associação Paulista de Medicina.

1964 –    Relator da Mesa redonda sobre lesões dos ligamentos e meniscos da articulação do joelho, na 1ª Jornada de Atualização Regional de Campinas, da Seção Brasileira do Colégio Internacional de Cirurgiões.

1966 –     Relator da Mesa Redonda “Lesões nos ligamentos e meniscos da articulação do joelho”, na I Jornada de Atualização Regional de Campinas, promovida pelo Colégio Internacional de Cirurgiões.

1967 –     Relato do Tema: “Tumor de Ewing” na Reunião Científica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, promovida pela Associação Paulista de Medicina.

1968 –     Palestra sobre “Lesões do cotovelo na criança”, em Curso promovido pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1969 –     Palestra sobre “Artroplastias nas fraturas do colo de fêmur com a prótese de Lage ““ no Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1970 –     Relator da 1ª Jornada Médica do Hospital Ana Costa, em  Santos.

1971 –     Relator sobre o tema “Tratamento das fraturas de colo de femur com a prótese de Lage”, na 2ª Jornada do Hospital Ana Costa, em Santos.

1973 –     Conferencista no 1º Curso de Patologias do Joelho, promovido pelo Centro Acadêmico da FMUSP.

1974 –     Ministrou aula sobre “Emergências Ortopédicas”, no Curso de Medicina e Cirurgia de Urgência, patrocinado pelo Diretório Acadêmico Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, da Faculdade de Ciências Médicas de Santos.

1975 –     Palestrante sobre “Deslocamentos epifisários traumáticos do cotovelo” no Curso sobre  “Fraturas que necessitam tratamento de Urgência”, patrocinado pela Faculdade de Medicina da USP.

1975 –     Palestrante sobre “Fraturas luxações do cotovelo” no Curso sobre  “Fraturas que necessitam tratamento de Urgência”, patrocinado pela Faculdade de Medicina da USP.

1975 –     Relator da Mesa redonda sobre lesões dos nervos periféricos, na Jornada Comemorativa do 30º Aniversário da residência do Departamento de Ortopedia e Traumatologia dos ex-residentes e estagiários do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1976 –     Relator do tema “Coxo-Femural”, no 1º Curso de Reciclagem em Ortopedia e Traumatologia, promovido pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Associação Paulista de Medicina.

1976 –     Relator do tema “Fraturas Trocantéricas – revisão comparativa de 750 casos de osteosíntese com placa de Lage, Moore e placa-parafuso com telescopagem”, no 1º Curso de Reciclagem em Ortopedia e Traumatologia, promovido pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Associação Paulista de Medicina.

1976 –     Relator do tema “Fraturas do Colo do Femural”, no 1º Curso de Reciclagem em Ortopedia e Traumatologia, promovido pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia, da Associação Paulista de Medicina.

1978 –     Participou da Mesa de Discussão Informal sobre o tema “Paralisia Infantil”, da II Jornada da Associação dos Ex-Estagiários da Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1979 –     Relator da Mesa Redonda  “Tratamento das Fraturas Transtrocanterianas Instáveis” no XXII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em São Paulo.

1983 –     Coordenador da “Sessão de Temas Selecionados” da XXII Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Interior de São Paulo, realizada em Santos.

1983 –     Participou da Mesa de Perguntas e Respostas da VI Jornada dos Ex-Estagiários do Hospital Anchieta S/A.

1986 –     Presidente da IV Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1986 –     Presidente da Sessão de Temas Livres na IV Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1986 –     Relator do Tema “Neo-Teto Pediculado” na IV Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS II

Trabalhos Publicados

1949 –     Em colaboração com o Dr. Flávio Pires de Camargo, “Complicações e seqüelas das fraturas supracondilianas do úmero na criança – revisão de 648 casos. Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1949 –     Em colaboração com o Dr. Flávio Pires, publicou trabalho pioneiro sobre artrodese intramedular do punho, na Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1951 –     Trabalho publicado na Revista do Hospital das Clinicas da FMUSP, sobre ruptura do músculo grande peitoral  – relato de caso.

1951 –     Em colaboração com o Dr. Flávio Pires de Camargo e o Dr. Plínio Souza Dias, publicou na Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP, “Considerações sobre 922 fraturas da diáfise femural”

1959 –     Publicou trabalho sobre “Esmagamento de braço” na Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP, em colaboração com o Dr. Eurico Toledo de Camargo e Dr. Arnaldo Amado Ferreira Filho.

1979 –     Publicou trabalho sobre Artrodese intramedular com osso descalcificado, em colaboração com o Dr. Flávio Pires de Camargo na Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1982 –     Autor do trabalho “Banco de Osso AAA (Chemosterilized antigen-extracted autolysed allogenic bone)”, em colaboração do o Dr. Sílvio Furtado de Mendonca, Dr. Sidnei Shoji Mori, Dr. Lafayette de Azevedo Lage e Dr. Luiz Antônio de Azevedo Lage,  publicado na Rev. Brás. Ortop, vol 17 (5) : 181-184.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS III

Trabalhos Apresentados em Congressos, Jornadas e Encontros

1950 –     Apresentou trabalho sobre endoprotese acrílica (pecas confeccionadas pelo autor) no IX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em São Paulo.

1956 –     “Osteosíntese Intramedular de Tíbia. Nova técnica”, e, colaboração com o Dr. Roberto Godoy Moreira, apresentado no Departamento Científico da Associação Paulista de Medicina.

1956 –     “Osteosíntese com placa-parafuso em fraturas trans-trocanteriana: – Nota prévia, em colaboração com o Dr. Roberto Godoy Moreira, apresentado no Departamento Científico da Associação Paulista de Medicina.

1978 –     “Femoral Lengthening in Unilateral Congenital Dislocation of the Hip” apresentado no XIV World Congress of SICOT, realizado em Kyoto, Japão.

1983 –     ‘Nossa Experiência com pinos de Ender” – Tema Livre apresentado na XXII Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Interior de São Paulo, realizada em Santos.

1986 –     “Artroplastia do Quadril. Novas Próteses”, apresentado na IV Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1990 –     “Neoteto Vascularizado nas Displasias e Luxações do Quadril” Tema Livre apresentado no XXVII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia , XIV Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia e II Congresso Panamericano de Traumatologia, realizado no Rio de Janeiro.

1995 –     “Prótese de Lage – uma nova opção”, apresentado no VI Congresso Brasileiro de Patologia do Quadril (SBOT), III Congresso Internacional de Cirurgia do Quadril e Joelho (HTO-INTO-MS) e I Congresso do Cone Sul de Patologia do Quadril, realizado no Rio de Janeiro.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS IV

Participação em Congressos, Simpósios e Jornadas.

1974 –     Freqüentou o Congresso Internacional de Cancerologia, em Florença, Itália, representando o Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

1975 –     Freqüentou a Jornada Comemorativa do 30º Aniversário da residência médica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1976 –     Freqüentou o 1º Curso de Reciclagem em Ortopedia e Traumatologia, promovido pela Associação Paulista de Medicina.

1978 –     Freqüentou a II Jornada Brasileira, promovida pela Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do pé, realizada no Guarujá, SP.

1978 –     Participou da I Jornada dos Ex-Estagiários do Hospital Anchieta S/A como ouvinte.

1978 –     Participou da II Jornada da Associação dos Ex-Estagiários da Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1979 –     Participou como congressista do XXII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em São Paulo.

1983 –     Participou da XXII Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Interior de São Paulo, na qualidade de ouvinte,

1987 –     Participou da X Jornada dos Ex-Estagiários do Hospital Anchieta S/A.

1995 –     Participou da XVIII Jornada dos Ex-Estagiários do Hospital Anchieta S/A.

1995 –     Participou do IV Congresso Brasileiro de Patologia do Quadril (SBOT), III Congresso Internacional de Cirurgia do Quadril e Joelho (HTO-INTO-MS) e I Congresso do Cone Sul de Patologia do Quadril, realizado no Rio de Janeiro.

CONTRIBUICÃO PESSOAL À ESPECIALIDADE MÉDICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Constituem como contribuição à especialidade, as seguintes técnicas originais, pesquisadas desenvolvidas na Clínica Ortopédica e Traumatológica (COT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Serviço do Professor Dr. Godly Moreira e Professor Flávio Pires de Camargo.

Dermátomo Manual: aparelho construído na Oficina da COT utilizando lâminas de barbear.

Curativo Precoce: após 3 a 5 dias de enxertos livres de pele. Tais curativos eram feitos, anteriormente, somente após 2 ou 3 semanas.

Enxertos de Pele: sem sutura, nos membros, por simples curativo compressivo, diminuindo assim o tempo cirúrgico.

Próteses Acrílicas: responsável pela introdução e desenvolvimento do método de fabricação de próteses acrílicas na Oficina de Ortopedia da COT, que anteriormente eram importadas da França.

Novo Curativo: comumente designado como curativo “em televisão”, em colaboração com o Prof. Dr. Manlio Nápoli. Este método torna possível o revestimento de ossos expostos, pelo tecido de granulação vizinho, evitando a sequestração óssea em grande número de casos.

Enxerto Ósseo Descalcificado: em colaboração com o Prof. Dr. Flávio Pires de Camargo, introduziram técnica de enxertos ósseos descalcificados.

Mesa Ortopédica: indicado pelo Prof. Dr. Godoy Moreira, colaborou com o fabricante Armando Staib, no Rio de Janeiro, para a confecção da primeira mesa ortopédica nacional.

Placa Angulada: conhecida como “placa de Lage”, utilizada para a osteossíntese das fraturas transtrocanterianas. Com esta placa o Prof. Dr. Fernando Façanha de Fortaleza defendeu sua tese.

Prótese de Lage: para a artroplastia da articulação coxo femural, em substituição à prótese de Judet, a qual apresentava resultados pouco duradouros.

Nova técnica Cirúrgica de Osteossíntese Intramedular da Tíbia: em colaboração com o Dr. Roberto Godoy Moreira. Esta técnica tornou possível o uso de pinos retos e mais calibrosos, melhorando a estabilidade da osteossíntese.

Nova Técnica Cirúrgica para Artrodese de Punho: com osteossíntese intramedular através do canal do 2º e 3º metacarpianos e do canal do rádio. Esta técnica foi amplamente utilizada e aperfeiçoada pelo Professor Enéas Brasiliense Fusco, nas contraturas espásticas do punho.

Alongamento Ósseo: em colaboração com o Prof. Dr. Manlio Nápoli desenvolveram um novo tipo de parelho para o alongamento do fêmur, utilizado para o tratamento de desigualdades de comprimento de membros, por um método menos agressivo que os anteriormente existentes.

Lesões ligamentares de Joelho. Por trabalho experimental em cães, em colaboração com o Dr. Paulo Szeles e a Dra. Nanny Renzo de Oliveira, demonstrou que o líquido sinovial digere as estruturas não protegidas por cartilagem ou tecido sinovial. Tal demonstração levaram à adoção de técnicas de reparação extra-articulares nas reconstituições dos ligamentos cruzados dos joelhos. Tal técnica foi demonstrada ao Prof. Smillie em visita que fez em 1973, ao Serviço do Professor Dr. Flávio Pires de Camargo, em visita ao Brasil. O Prof. Smillie, autoridade mundialmente reconhecida nas lesões de joelho, adotou a técnica extraarticular de reconstituição ligamentar, divulgando-a, confirmando os resultados em humanos.

Enxerto Osseo Homólogo: aperfeiçoamento do método com emprego de osso homólogo descalcificado pelo processo de Urist (osso AAA).

Banco de Osso AAA: em colaboração com o médico residente Dr. Sílvio Furtado de Mendonça, criou o Banco de Tecidos Ósseos pelo método AAA, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMSUP, largamente utilizado até os dias de hoje.

Técnica de Reconstrução Acetabular: em colaboração com o Prof. Dr. Manlio Nápoli, introduziram nova técnica cirúrgica para a reconstrução do teto acetabular da articulação coxofemoral. Tal técnica foi difundida internacionalmente pelo Dr. Lafayette de Azevedo Lage, e atualmente é utilizada em todo o mundo, para o tratamento de displasias e  luxações congênitas de quadril.

CARGOS E FUNÇÕES EXERCIDOS NA MEDICINA PRIVADA

Fundador e ex-sócio do Hospital Anchieta de São Paulo.

Sócio Fundador e Diretor do Pronto Socorro Ana Costa, em 1956, e após ampliação do Serviço foi fundado o Hospital Ana Costa, em 1968, cujo crescimento e desenvolvimento,  transformou-se no maior complexo hospitalar da Baixada Santista.

Responsável pelo Serviço de Ortopedia e traumatologia do Pronto Socorro e Hospital Ana Costa desde a sua fundação, em 1956 a 2001.

Responsável pela instalação e direção do Serviço de Fisioterapia do Pronto Socorro e Hospital Ana Costa desde a sua fundação, em 1956 a 2001.

Presidente do Conselho Diretor do Hospital Ana Costa de 1996 a 2001.

Sócio Fundador e Diretor do Hospital Monumento de São Paulo, com 50 leitos até 1992.

Sócio Fundador e Diretor do Hospital Geral de Jundiaí.

Sócio Fundador e Diretor do Hospital do Instituto de Cirurgia e Traumatologia de Jundiaí.

Sócio Fundador e Diretor do Hospital e Pronto Socorro de Acidentados de São Bernardo do Campo, até 1991.

Comments are closed.