Artroscopia do Joelho, o que é

Dr. Lafayette de Azevedo Lage

Há muitos anos, cirurgiões apresentaram um aparelho para visualização do interior de várias articulações, auxiliando tanto diagnósticos como tratamentos. A técnica é conhecida como Artroscopia.

O joelho é talvez a mais comum das juntas para se fazer Artroscopia. Cirurgias que antigamente demoravam horas, agora podem ser feitas em 1/3 do tempo. Pacientes que teriam que permanecer por 10 dias no hospital podem ser tratados em 1 dia. As vantagens são inúmeras.

Técnica

Artroscopia de Joelho envolve na criação de 2 pequenas incisões nas laterais do joelho: por uma delas é passado um artroscopio de 4.5 mm (2.7 mm para crianças), que possibilita a perfeita visualização do interior da articulação; na 2ª incisão é colocado um instrumento para operação, desenhado especialmente para esta tarefa e que varia de um simples instrumento manual a instrumentos a motor (shaver). Eventualmente o laser também poderá ser usado. Com a melhoria da técnica em vídeo, o artroscópio é conectado a uma câmera e a cirurgia é mostrada em uma tela de TV. Durante a cirurgia, uma solução estéril é colocada dentro da articulação, possibilitando que a ótica do artroscópio tenha o máximo de vantagens. Uma vez terminada a cirurgia, essa solução é removida e um anestésico que permitirá o alívio da dor no pós-operatório é colocado.

Tempo de hospital

Na maioria dos casos o paciente é liberado no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Muito ocasionalmente o paciente pode solicitar ficar por mais tempo.

Efeitos do procedimento

É normal sentir um certo desconforto no joelho imediatamente após o procedimento. Entretanto a maioria dos pacientes é capaz de esticar as pernas e levantar-se tão logo se recupere da anestesia. Força e flexibilidade deverão retornar em 8 a 12 horas após o procedimento.

Curativos

A incisão da pele normalmente não leva pontos, portanto talvez não seja necessário retirá-los. Um curativo é feito na incisão e seu joelho envolvido com uma faixa crepe que deverá permanecer no local por 3 dias, sendo removida e preservado o curativo interno até seu retorno ao médico.

Fisioterapia

Fisioterapia é uma parte importante para recuperação pós-operatória. Será iniciada com uma visita previa ao fisioterapeuta que lhe indicará a conduta logo após a cirurgia e que deverá continuar até sua total recuperação.

Volta ao trabalho

Se seu trabalho é naturalmente sedentário, você poderá retornar em 72 horas. Entretanto recomenda-se que sua 1a semana seja calma sem muitas reuniões, conferências, aborrecimentos etc. Se seu trabalho requer esforço físico você necessitará de um tempo maior. Seu médico o aconselhará.

Complicações

Felizmente, complicações são raras. Infeções por exemplo ocorrem em 1 para 1.000 casos. Ocasionalmente pacientes sangram no interior do joelho ou no lado da incisão. Este não é um Problema usual, mas requer atenção. Compressas de gelo serão aplicadas para evitar tais problemas. Podem ser incluídas, um desconforto discreto e perda da sensibilidade da pele ao redor do joelho que retornará após algumas semanas.

Em qualquer caso de dúvidas não deixe de contatar seu médico.

Boa sorte!

This entry was posted in Artigo and tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.