Dr. Lafayette Lage – Currículo completo

CRM: 49889
TEOT: 3174
Consultório: Av. Angélica, 2646
Santa Cecília – cep 01228-200

Atividades atuais:

– Diretor clínico da Clinica Lage – Ortopedia de Ponta
– Colunista semanal da rede JBA Ronaldo Cortês de Jornais de Bairro com a coluna “Ortopedia de Ponta”
Rotariano desde 1996, membro do Rotary Clube São Paulo Barra Funda

1 – Especialidades em que atua

Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, principalmente cirurgia do quadril e joelho

2 – Instrução

• Primário e Ginásio: Colégio Dante Alighieri
• Colegial: Colégio Integrado Objetivo
(sempre classificado em primeiro ou segundo lugar em todos os anos)

Habilitação:
• Escola Paulista de Medicina – 1978 a 1984;
• Bacharel em Estudos Gerais com especialização em microbiologia pela University of Kansas (dez/1980 a jan/1982), com título de Bacharel of Arts, tendo recebido bolsa de estudos do IBEU – Instituto Brasil Estados Unidos, classificado em segundo lugar;
• 1985 – foi voluntariamente ao Exército Brasileiro com treinamento no CPOR por 45 e os 10 meses restantes como médico no Hospital Geral de São Paulo na ala de ortopedia saindo como Segundo Tenente Médico – R2;
• 1986 a 1989 – residência em Ortopedia e Traumatologia no IOT-HCFMUSP;
• 1990 – Médico pesquisador do grupo de Quadril adulto do IOT-HCFMUSP;
• Graduado Mestre em Ortopedia pelo IOT-HCFMUSP em 1995 com o tema Artroscopia do Quadril, sendo o pioneiro nesta técnica no Brasil, que tem sido cada vez mais utilizada para tratamento de diversas patologias.

• Graduado Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia em janeiro/1989 – TEOT 3174.

3 – Prêmios em Medicina

• 1989 – Melhor tema livre no Congresso Paulista de Ortopedia, que consistia em uma viagem aos Estados Unidos para assistir ao Congresso da Academia Americana de Ortopedia em Nova Orleans, seguido de curso de artroplastia total de quadril e joelho na Clinica Anderson, Virginia – EUA;
• 1997- Recebeu o honroso título de Fellow da Universidade de Cambridge – Inglaterra.

4 – Capítulos de livros como autor

a) Artroscopia do Quadril – Livro Clínica Ortopédica, o quadril do adulto – (págs 1065-1087) – 2001
b) Dor Lombar – Livro Urgências em Geriatria, Editora Atheneu – 2009
c) Rehabilitation after Hip Arthroscopy (Reabilitação na Artroscopia do Quadril) – livro Current concepts and advances of femoro acetabular impingement (Conceitos atuais e avanços na síndrome do impacto fêmoro-acetabular) – 2009

5 – Mais recentes atuações no ensino da ortopedia – cirurgia de quadril

A – Curso solo, proferido com 4 aulas para ortopedistas especialistas em Cirurgia do Quadril a convite da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril para o Clube do Quadril Noroeste do Estado de São Paulo, em 28.mar.2008, no hospital São Francisco em Ribeirão Preto, com as aulas:

1 – Artroscopia do Quadril
2 – Próteses de Cerâmica-cerâmica, o que há de novo?
3 – Hastes Femorais, fixação distal
4 – Artroplastia de Recapeamento

5 – Discussão de casos

B – Palestrante e participante de cirurgia ao vivo no II Curso de imersão e atualização em Cirurgia de Quadril, realizado nos dias 16 e 17.out.2008 com Conferência nacional:

1 – Uso do fixador externo em artroscopia: uma alternativa
2 – Utilidade da fluoroscopia em recobrimento
3 – Artroplastia de recobrimento – mesa redonda e cirurgia ao vivo

C – Em 25.set.2008 ministrou a conferência “Nova Técnica Cirúrgica para o Tratamento do Quadril em Ressalto” no congresso que acontece a cada 3 anos em Toulouse, França, denominado HIP 2008 (único convidado da América Latina). A técnica original foi muito bem aceita, sua publicação foi solicitada, e o médico convidado para o HIP 2011.

D – Em 18.jun.2009, proferiu conferência em curso em Ghent, Bélgica, sobre técnica original desenvolvida na Clínica Lage, para melhor posicionamento das próteses de Resurface:

– Use of image intensifier in resurfacing – Único latino-americano convidado para este curso

E – Professor de Semiologia Ortopédica no curso de Medicina da Uninove de set.2012 a jun.2015.

6 – Estágios no Exterior

1981 – laboratório de Pesquisa óssea da Universidade da Califórnia em Los Angeles (BONE RESEARCH LABORATORY–UCLA) sob orientação do Prof. Dr. Marshall R. Urist durante os meses de julho e agosto.
1981 – Trabalhou como Assistente de Pesquisa para o Departamento de Química Medicinal da Escola de Farmacologia da Universidade de Kansas em uma pesquisa envolvendo o metabolismo microbiano dos análogos de ciclamato de sódio durante o 1º semestre de 1981.
1987 – Hospital de Lecco – Itália.
Visita ao serviço de Ortopedia e Traumatologia do Professor Maurizio Catagni em ambulatório e centro cirúrgico no mês de setembro para conhecer o método de Ilizarov (foi o primeiro brasileiro a visitar este serviço sendo hoje largamente utilizado no Brasil).
1990 – Curso de atualização e especialização em ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL (com Dr. Charles Engh) e ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO (com Dr. Gerald Engh) na Anderson Clinic, Washington d.C EUA (16 e 17 de fevereiro)
1990 – Curso de revisão de Artroplastia Total de Quadril (8 horas) New Orleans, Louisianna.
1992, 1996, 1997 – Estágio com Dr. Harlam Amstutz no Joint Replacement Institute, Los Angeles, precursor da prótese de Resurface que é muito utilizada em nosso meio desde somente 2005.
1993 – Estágio com Drs. Richard Villar e David Dandy em Cambridge, Inglaterra (Adenbrooke’s Hospital).
1996 – Estágio com Dr. Kálmán Szepesi para aprendizado in vivo participando de cirurgias do posicionamento de taças acetabulares em quadris displásicos na Universidade de Debrecen na Hungria. O professor Kálmán Szepesi era o chefe do serviço e presidente da Sociedade Húngara de Ortopedia.
1998 – Tulane University em New Orleans, Louisianna, com Professor Robert Barrack;
1998 – New England Baptist Hospital em Boston, com Professor Joseph Mc Carthy;
1999 – Hospital for Special Surgeries em Nova York com Professor Michael Maynard; Albert Einstein of Medicine e Montefiore Medical Center no Bronx em Nova York com Professor Edward T. Habermann;
2003 – Estágio em prótese de resurface (recapeamento ou recobrimento) Hospital o St. Cross com dr. Michael Bishay, seguido de estágio com Dr. Richard Villar no BUPA Cambridge Lea Hospital, seguido de estágio com Dr. Krigler no Coventry & Warwickshire Hospital entre 16 a 20 de junho de 2003;
2004 – Estágio com Dr. Andréa Fontana em Monza, Itália – enxerto autólogo de cultura de condrócitos artroscopica para quadril
2005 – Estágio com Dr. De Smet em Ghent, Bélgica.- prótese de resurface
2005 – Estágio com Dr. Pietro Cavalieri em Reggio Calábria e Sicília, Itália – pró-tese modular Pro Fêmur (L” Istituto Ortopédico del Mezzogiorno d”Itália “Franco Faggiana” ) entre 8 a 10 de junho de 2005
2005 – Estágio com Dr. Hassan Sadrih em Bulle, Suíça – artroscopia do quadril adquirindo equipamento único ( fixador externo especial para artroscopia do qua-dril) no Brasil para tal procedimento com extrema segurança.
2005 –2006 e 2007 – 3 estágios com Dr. Manuel Ribas em Barcelona, Espanha.- médico pioneiro no tratamento da Síndrome do impacto acetabular por via mini-mamente invasiva com a maior casuística mundial
2008 – 2 estágios com Dr. Kjeld Soballe em Arhus, na Dinamarca para aprendi-zado da técnica de osteotomia pélvica acetabular minimamente invasiva.
2008 – 2 estágios com Dr. Jean Ives Lazennec no Hopital Pitie Salpetriere, em Paris, França – para aprendizado da técnica de osteotomia pélvica acetabular por dupla via de acesso e estudo dos efeitos colaterais das próteses metal–metal, além de workshop em cadáver da prótese tripolar de cerâmica ainda indisponível em nosso meio porém largamente utilizada na Europa.

7 – Trabalhos apresentados no Exterior

1991 – Congresso Internacional de Controvérsias no Tratamento das Fraturas em Leuven na Bélgica : “LIM 41 – a New Uniplanar External Fixator”. Neste mesmo congresso em Leuven realizei um curso de enfaixamentos para lesões esportivas no hospital escola de Gasthuisberg da Universidade de Leuven na Bélgica.

1993 – Congresso da Academia Americana de Ortopedia em Anaheim, Los Angeles – “Vascularized Lage Napoli Shelf Procedure – a new tecnhnique”.

1994- Anais do Congresso Húngaro de Ortopedia:

a) Artroscopia de Quadril- Princípios e técnica
b) Classificação Artroscópica das Lesões do Labrum Acetabular
c) Artroplastia Total de Quadril em Luxação Congênita de Quadril Inveterada
d) Fraturas da cabeça do fêmur
e) Neoteto Pediculado de Lage-Napoli nas displasias de Quadril
f) Queilectomia do Quadril
g) Quadril em ressalto – tendão do Psoas Ilíaco
h) Saturnismo secundário a projétil de arma de fogo na cabeça do fêmur – relato de dois casos

2004 – 1º Encontro Latino-americano de Avanços de Cirurgias Ortopédicas para pacientes de grande atividade, Argentina – palestrante – “Prótese de Resurface”.

2006 – 2º Encontro Latino-americano de Avanços de Cirurgias Ortopédicas para pacientes de grande atividade, Viña Del Mar, Chile – palestrante – “Como obter bom posicionamento nas próteses de resurface”.

2008 –  Como único convidado da América Latina, ministrou a conferência “Nova técnica cirúrgica para o tratamento do Quadril em Ressalto” no congresso que acontece a cada 3 anos em Toulouse –  França, denominado HIP 2008. A técnica original foi muito bem aceita, sendo solicitado que seja publicada e, inclusive, já convidado para o próximo HIP 2011.

2009 – Conferência em curso em Ghent – Bélgica, sobre técnica original desenvolvida na Clínica Lage para melhor posicionamento das próteses de Resurface: “Use of image intensifier in resurfacing”.
Único latino-americano convidado para este curso.

Dentre os trabalhos e aulas apresentados em congressos podemos destacar:

01. Tuberculose osteoarticular – um grande desafio diasgnostico
02. Estudo experimental do poder osteogênico dos enxertos ósseos
03. Neoteto vascularizado de Lage-Napoli
04. Quadril em ressalto do fascia lata – nova técnica cirúrgica
05. Estudo experimental sobre o efeito de campos magnéticos na consolidação de fraturas.
06. Resultados tardios do neoteto vascularizado nas displasias de quadril
07. Avaliação da rede de reforço acetabular
08. Tratamento funcional da luxação congênita do quadril até os dois anos de idade
09. Tratamento cirúrgico da luxação congênita patológica do quadril
10. LIM-41 – um novo fixador externo uniplanar
11. Artroplastia total do quadril na luxação congênita do quadril
12. Queilectomia do quadril
13. Ressalto do tendão do Ileopsoas no Quadril
14. Fraturas da cabeça do fêmur
15. Artroscopia do quadril
16. Artroscopia do quadril no tratamento da artrose
17. Artroscopia de Quadril – Princípios e técnica
18. Classificação Artroscópica das Lesões do Labrum Acetabular
19. Artroplastia Total de Quadril em Luxação Congênita de Quadril Inveterada
20. Saturnismo secundário a projétil de arma de fogo na cabeça do fêmur – relato de dois casos
21. Prótese de Lage nas fraturas do colo de fêmur
22. Anemia falciforme na artroplastia total do quadril
23. Prótese de Lage nas patologias do quadril
24. As lesões do labrum acetabular- diagnóstico e classificação por artroscopia
25. O neoteto pediculado de Lage-Napoli nas displasias paralíticas do quadril
26. Artroscopia do quadril – uma nova abordagem terapêutica.
27. Artroscopia do quadril na artrite reumatóide juvenil
28. Prótese de Lage – uma nova opção
29. The Acetabular Labral tear: an Arthroscopic Classification – Congresso da EFORT na Alemanha (Sociedade européia de Ortopedia)
30. Prótese de Lage – resultados preliminares
31. Classificação artroscópica das lesões do labrum acetabular
32. Artroscopia do quadril – Novos Avanços (Reunião clínica do Serviço de Ortopedia do Hospital Vila Penteado (25-8-97))
33. Dor na virilha no atleta – aspectos artroscópicos
34. Uso de enxerto heterólogo em ortopedia
35. Uso de polietileno poroso ( Polipore) nas reparações estéticas dos defeitos ósseos
36. Tratamento da hérnia muscular dolorosa em atletas
37. Prótese modular de Lage – Um novo conceito de 42 anos de idade]
38. Um novo conceito em artroplastia total do quadril
39. Banco de osso
40. Artroplastia no paciente jovem
41. Nova técnica de salvamento para as patologias degenerativas do joelho

42. Diagnóstico diferencial das lombociatalgias
43. Patologias do Quadril – Diagnóstico e tratamento
44. Tratamento das lesões intra-articulares do Quadril
45. Tratamento das lesões do Labrum Acetabular
46. Reumatismo de partes moles – Tratamento sob o ponto de vista ortopédico

Trabalhos publicados:

– Banco de osso AAA – Revista Brasileira de Ortopedia;
– Poder osteogênico dos enxertos ósseos – Revista Brasileira de Ortopedia;
– Novos caminhos na osteogênese – Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP;
– Mechanical evaluation of a wire mesh cup acetabulum reinforcement – Hip International;
– LIM-41, a new uniplanar external fixator – Anais do Congresso Internacional de Controvérsias no Tratamento das Fraturas, Leuven – Bélgica;
– Vascularized Lage-Napoli hip shelf procedure, a new technique – Hip International;
– Banco de ossos e articulações – Revista do IOT-HCFMUSP;
– Acidentes em academias de esportes – Revista Forma Física;
– Joelho doloroso – Revista do Esporte Clube Banespa;
– Artroscopia do quadril – Revista Forma Física;
– Saturnismo por projétil de arma de fogo, relato de 3 casos – Revista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
– Artroscopia do quadril, indicações e técnicas – Revista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
– The Acetabular Labral Tear, an Arthroscopic Classification – Anais do Congresso da EFORT;
– Artroscopia do Quadril, uma nova técnica cirúrgica – Revista Medicina e Cultura;
– Saturnismo por Arma de Fogo – Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP;
– Artroscopia do Quadril – revista Gerontologia;
– The Acetabular Labral Tear: an Arthroscopic Classification – Revista Arthroscopy, The Journal of Arthroscopic and Related Surgery (o artigo mereceu destaque na revista de Artroscopia mais importante em todo o mundo);
– Anais do 30º Congresso Brasileiro de Ortopedia:
a) Prótese de Lage, uma nova opção
b) Neoteto pediculado de Lage-Napoli
c) Uso da técnica de Ilizarov para reconstrução do quadril
d) Artroscopia do quadril, uma nova opção diagnóstica e terapêutica
e) Artroscopia do quadril na artrite crônica juvenil
– A importância do labrum acetabular – revisão de literatura – Revista da Sociedade Brasileira de Ortopedia;
– Prótese de Lage Modular, uma nova opção – Revista Gerontologia;
– Artroscopia do Quadril, uma nova técnica no Brasil – Resumo da dissertação de mestrado apresentada no IOT-HCFMUSP, revista Movatec News.

Conferências e aulas ministradas:

01) Fraturas do anel pélvico – 32 aulas para estudantes do quarto ano de medicina da FMUSP
02) Semiologia do quadril – 6 aulas para estudantes do segundo ano de Terapia Ocupacional (TO) e Fisioterapia da USP
03) Poliomielite – 1 aula para estudantes de TO e Fisioterapia da USP
04) Imobilizações não gessadas – 6 aulas para estudantes do segundo ano de TO e Fisioterapia da USP
05) Ministrou diversas aulas para os residentes de ortopedia do Complexo Hospita-lar do Mandaqui no período em que trabalhava como assistente de ensino e médico I naquele hospital.
06) Artroscopia do quadril – Departamento de Reumatologia da Faculdade de Me-dicina da Universidade de Sao Paulo
07) A importância do labrum acetabular – Curso de Cirurgia do Quadril do IOT-USP (Tema inédito no Brasil)
08) Via de acesso anterior para o quadril – Curso de Cirurgia do Quadril do IOT-USP
09) Artroscopia do quadril – Mesa redonda de artroscopia do Congresso Brasileiro da SBOT
10) Artroscopia do quadril – Indicações e Técnica – Congresso Internacional de Artroscopia
11) Um novo conceito em artroplastia total do quadril – Jornada Sul Mineira de Oropedia e Traumatologia em Poços de Caldas, Minas Gerais.
12) Principios e Indicações da Artroscopia do quadril ( novos avanços ) – 30o Con-gresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em Curitiba
13) Prótese de Lage sem cimento para o quadril – uma nova opção
14) Prótese de Lage – Um conceito em Artroplastia do Quadril (V Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia e I Congresso Pernambuco de Orto-pedia e Traumatologia – Recife)
15) Classificação Artroscópica das Lesões do Labrum Acetabular (V Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia e I Congresso Pernambuco de Ortopedia e Traumatologia – Recife)
a) II Intertrauma – em Maceió, Alagoas:
16) Artroscopia do quadril – princípios e técnica ( 30 minutos)
17) Artroscopia do quadril – Indicações e Procedimentos Terapêuticos (30 minutos)
18) Nova técnica de salvamento das patologias degenerativas de joelho (20 minutos)
19) Utilização da Prótese de Lage (40 minutos)
20) Banco de osso (20 minutos)
b) VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Quadril – Foz do Iguaçu, Paraná:
21) Mesa redonda de artroplastia no paciente jovem – artroscopia do quadril
Prótese Modular de Lage
Banco de osso
Dois trabalhos como tema livre no Segundo Congresso Europeu de Ortopedia a se realizar em Budapest – Hungria
22) Prótese Modular de Lage
23) Classificação artrospcópica das lesões do labrum acetabular

Curso prático em cadáveres:

– Curso prático de cirurgia em cadáveres da Academia Americana de Artroscopia em Nashville, Tennessee – assunto: técnicas avançadas de artroscopia de joelho e ombro;
– Curso prático de cirurgia em cadáveres da Academia Americana de Ortopedia em Chicago, Illinois – assunto: técnicas avançadas de artroscopia de joelho.

8 – Afiliado às entidades

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Associação Médica Brasileira
Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril
Sociedade Brasileira de Artroscopia
Fellow Honorário da Universidade de Cambridge
Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas (AAOS)

Reconstructive Review Editorial Board
European Hip Society
Top Hip Surgeons

9 – Curiosidades

• Entrou em todas as residências médicas que prestou exames assim que se formou, ou seja:

1 – Escola Paulista de Medicina;
2 – Instituto Médico de Campinas;
3 – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto;
4 – Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFM-USP.

• Foi apresentador e entrevistador do programa Medicina de Ponta durante quase três anos no Canal Comunitário (atual TV Aberta São Paulo), tendo gravado mais de 70 programas sobre os mais diversos temas ligados a saúde. O programa ia ao ar todas as quintas-feiras, das 22 às 22h30, e aos sábados das 19 às 19h30. Inicialmente teve apoio da Lincx Serviços de Saúde, e depois do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


European Hip Society

Comments are closed.