Importância da postura na volta às aulas

Dr. Lafayette de Azevedo Lage

Com a volta às aulas aumenta o índice de dor nas costas nas escolas, pois essa dor é o principal sintoma causado pelas mochilas pesadas. Nosso corpo é muito bem feito e a dor é um sinal de alerta que NUNCA deve ser ignorado pelos pais. Criança não chora de dor à toa e muito menos os adolescentes. A dor nas costas deve ser investigada sempre através de uma história clínica e exame físico detalhado onde é necessário visualizar todo o corpo e procurar por desvios, encurtamentos de um dos membros inferiores assim como alinhamento dos pés, joelhos, perfil da bacia, visualização anterior da bacia para descartar uma báscula de bacia ou inclinação patológica.

O excesso de peso corporal e também o das mochilas podem prejudicar principalmente a articulação patelo-femoral, isto é, a articulação entre a rótula ou patela com o fêmur, que é extremamente solicitada na subida e descida de degraus. Um mínimo desalinhamento da patela, que pode ocorrer por inúmeras causas, sendo a mais comum os desvios torsionais de membros inferiores como, por exemplo, o que ocorre nas crianças que sentam em cima das pernas na infância (sentar em W), que evoluirão com uma torsão interna da tíbia e/ou fêmur fazendo com que a rótula ou patela não escorregue perfeitamente no seu trilho natural do fêmur (denominado tróclea).

As consequências destes pequenos desvios na infância, geralmente e infelizmente assintomáticos poderão levar a problemas muito sérios na idade adulta jovem necessitando até de correção cirúrgica e com resultados nem sempre plenamente satisfatórios.

Quando se carrega a mochila ou maleta pelas mãos devemos alternar de tempos em tempos os braços para não sobrecarregar os ombros e região da escápula.

Geralmente as queixas começam na primeira série e se estendem até o final do ginásio. Infelizmente, os pais geralmente referem que seus filhos tem dor para as pessoas próximas, professores, etc., sendo o ortopedista um dos últimos da fila a ser consultado.

Enquanto os filhos não se queixam e vêm até nós, recomendo:

  • levar o extremamente necessário para o colégio pois os lápis a mais, games, gibis, livros extras, fichários de anotações pessoais, etc., acabam acarretando uma sobrecarga desnecessária;
  • o uso de pochetes na cintura para carregar parte dos objetos de uso pessoais ou mesmo escolares como, por exemplo, o estojo, celular, escova e pasta de dente, estojo dos óculos retiram o peso das costas e podem ser transportadas tranqüilamente na cintura logo abaixo do umbigo;
  • sempre que possível, utilizar mochilas com rodinhas;
  • a mochila, por si só, deve ser leve, pois existem no mercado mochilas muito incrementadas que já pesam muito mesmo vazias. O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal NORMAL para a determinada idade e estatura, isto é, para um aluno obeso de 50 quilos, cujo peso normal deveria ser 35 quilos, o peso de sua mochila não deve ultrapassar 3,5 quilos.

A melhor prevenção é uma boa postura em TODAS as atividades do dia-a-dia. Ao acordar, sempre devemos nos espreguiçar por pelo menos 1 minuto. Notem que a criança se espreguiça assim como fazem os animais como, por exemplo, o gato e o cachorro. Este alongamento matutino previne lesões musculares e, até mesmo articulares, naqueles que “pulam da cama”.

A postura deve estar presente em todas as ações do dia-a-dia como escovar os dentes, lavar os pratos, varrer, passar, andar (devemos andar com postura de militar), sentar e até dormir. Embora muitos não saibam, dormir de bruços é uma receita perfeita para ter formigamentos e dormências nos braços, dor de cabeça e, com certeza, uma artrose da coluna cervical no futuro. Nós não nascemos para manter a coluna cervical ou pescoço virado 90 graus por um terço de nossas vidas.

A postura deveria ser matéria obrigatória em todos os anos escolares. Deve ser sempre mantida e sempre lembrada. A má postura é uma das maiores causas de absenteísmo no trabalho causando prejuízos incalculáveis para a economia.

This entry was posted in Artigo and tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.