5 – Fases da terapia

.vaivolta

Como em qualquer tratamento médico, cada paciente certamente reagirá de forma diferente, dependendo da idade, grau da lesão, peso, hábitos pessoais e atitude em relação à terapia.


Objetivos

Seu médico, a partir do diagnóstico inicial, deverá analisar com você os benefícios que a terapia PST poderá lhe trazer. Se possível, vocês devem procurar estabelecer uma meta a ser atingida a partir de sua condição atual.


Início

Durante os primeiros dias, poderá ocorrer que você não note melhora substancial em suas condições, seja nas dores ou nas limitações de movimentos. Entretanto, você perceberá que sutis melhorias nas atividades diárias irão ocorrendo, progressivamente, com menos dor e por períodos mais prolongados de tempo.


Primeiros resultados

A seguir, poderá ocorrer uma diminuição significativa nas dores, e você perceberá que a movimentação da articulação tratada vai ganhando amplitude. Muitos, afinal, vão conseguir dormir tranqüilamente por toda uma noite.


Euforia

Após, você poderá começar a sentir-se eufórico com a grande atenuação ou com o desaparecimento da dor. Sua excitação será enorme ao perceber que as limitações físicas que vinha sofrendo diminuíram ou desapareceram.


Eventual retrocesso

A volta às atividades diárias, com a gana causada pela reconquista das habilidades físicas e com a diminuição ou abandono de medicação associada (freqüentemente adotada pelos médicos), poderá causar um retrocesso, com retorno de dores de intensidade e freqüência e variáveis.

Você não deve desanimar, pois a terapia está tendo progresso. Com o processo de regeneração progredindo em seu corpo, você deverá estar evoluindo em direção ao objetivo, mesmo com oscilações. Geralmente, no período de 6 a 8 semanas após o término das aplicações o efeito da terapia ficará mais nítido, e o resultado final será previsível com maior precisão.

É importante um retorno ao médico nesse período para uma avaliação que deve incluir uma investigação se a(s) causa(s) da lesão foram sanadas e estabilizadas. Nesse sentido uma avaliação das condições da musculatura poderá ser também muito importante — visando o seu fortalecimento — para que se evite a volta das condições traumatizantes originais.


Alívio sustentado

Com o passar do tempo, em questão de 3 a 6 meses, você verificará que alívio significativo, de forma sustentada, foi obtido. Esse desenvolvimento é o que ocorre em bem mais de 70% dos casos.

É muito rara a necessidade de reforço ou de repetição da Terapia na mesma articulação. Mantenha contato com seu médico, reporte suas condições e tire suas dúvidas, se ainda existirem.


Comments are closed.