Artroplastia

Artroplastia do Quadril, o que é?

Todas as articulações são revestidas por cartilagem, que permite sua movimentação livre e indolor. Quando a cartilagem é destruída nas osteoartroses ou nas doenças reumáticas, o contato suave entre os ossos da articulação é destruído. Isto provoca dor, rigidez e incapacidade funcional.

Afecções do Quadril:

Na maioria das doenças do quadril a cartilagem é destruída e o suave contato entre a cabeça do fêmur e o acetábulo é alterada. Isto resulta em dor, rigidez e encurtamento do membro inferior.

• Osteoartrite: é caracterizada pela destruição da cartilagem e crescimento ósseo anormal (osteofitos). É um processo degenerativo mais comum nos idosos.
  • Artrite reumatóide: é um processo inflamatório que pode ocorrer em qualquer idade e destrói a cartilagem articular.
  • Necrose avascular: ocorre por alterações no fluxo sangüíneo na cabeça do fêmur. Isto pode ocorrer pelo uso de esteróides, alcoolismo, traumas do quadril, anemia falciforme em melanodérmicos, ou por conseqüência de altas doses de radiação no quadril, moléstia de Perthos, luxações.
  • Displasias do quadril: as malformações congênitas ou adquiridas do quadril levam a osteoartroses por incongruência articular.

Tratamento conservador:

• Emagrecer
  • Usar bengala na mão oposta ao lado afetado ou andador
  • Fisioterapia
  • Hidroterapia

Se o resultado não for satisfatório, seu cirurgião poderá indicar a Artroplastia.

Indicação para a cirurgia:

• Dor intensa
  • Dificuldade de exercer movimentos